domingo, 24 de maio de 2009

As coisas precisam Relamente começar a Mudar!

É exibido no Fantástico uma matéria sobre a barbárie cometida em Rio Claro interior de São Paulo com a menina Gabriela. Mas em uma matéria de menos de 5 minutos, o noticiário global mostrou a dor e o desabafo de uma mãe inconsolável, a captura dos meliantes, homenagens de amigos e familiares, e a decisão de doação de órgãos da pequena Gabriela.

A minha indignação não é com o tempo da reportagem ou a falta de exposição da dor da família, muito pelo contrário acho que a matéria mostrou o que deveria mostrar, falou o que deveria falar, sem sensacionalismo barato sem o uso abusivo e desumano da dor dessa família. Mas sim com o fato principal que deveria ser abordado em uma matéria posterior é o fato de que o assassino frio, o responsável pela dor dessa família é um HOMEM de 17 anos que a sociedade de hipócritas e falsos moralistas em que vivemos insiste em chamar de “adolescente”. A Rede Globo como grande formadora de opinião que é, deveria, ou melhor, tinha por obrigação moral e ética abordar o tema que a sociedade atual insiste em ignorar Redução da Maioridade Penal!!!

Sei que esse é um assunto polemico, que geraria temas para discussões por várias horas senão por dias, mas é uma realidade... com cada vez mais freqüência os responsáveis por crimes bárbaros e hediondos no país tem como seus autores os ditos adolescentes entre 15 e 17 anos. Passou da hora desses marginais amparados pelo Estatuto da Criança e Adolescente serem severamente responsabilizados por suas ações, passou da hora desses bandidos com a tutela da idade serem duramente punidos por suas infrações, passou da hora do povo brasileiro poder assistir seguro um pouco de justiça!

É inconcebível que uma mesma pessoa que tenha plena consciência de seus atos na hora de escolher as pessoas que irão governar o país, mas não possão responder criminalmente por qualquer de seus atos ilegais ou principalmente de suas atrocidades. Isso é algo inconcebível, isso é algo inaceitável!


Tenho a plena convicção que pura e simplesmente reduzir a maioridade penal para 16 anos não resolvera por si só o problema, mas irá diminuir e até mesmo inibir parte desses absurdos uma vez que os criminosos saberão que não terão mais o abrandamento da lei ou mesmo a impunidade por terem “apenas” 16 ou 17 anos! Essa é uma solução a médio/curto prazo que precisa e deve ser acompanhada de uma série de outras medidas como a reestruturação da educação, melhor distribuição de renda, reforma do sistema penitenciário e uma série de outras ações que de curto, médio e longo prazo irão criar um país mais descente pra todos nós! Soluções e medidas que cabem única e exclusivamente àqueles quem escolhemos para nos representar nas Câmaras municipais, estaduais e federais, nas prefeituras, nos estados, no Senado, e na Presidência da Republica! E cabe EXCLUSIVAMENTE a nós cidadãos de bem cobrarmos essas atitudes deles, mas não com passeatas, não com protestos silenciosos, não com indignações isoladas. E sim com União, façamos “abaixo assinados”, façamos piquete em frente aos órgãos de comunicação, façamos vigílias no caminho dos governantes, façamos barulho o suficiente para que sejamos ouvidos de tal maneira que não possamos ser calados ou esquecidos sem que nossas solicitações tenham sido atendidas!


Deixo aqui junto com o meu desabafo um pedido, um convite, um apelo a todos aqueles que assim como eu não agüentam mais tanta impunidade, que gera tanta corrupção, quer por sua vez gera mais desigualdade e por fim nos assola com tamanha violência... Vamos todos nos unir para que assim possamos mudar os rumos do nosso amado Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário